UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
ESPECIALIZAÇÃO EAD: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADAS NA EDUCAÇÃO
PÓLO TRÊS DE MAIO
EDUCAÇÃO ASSISTIDA POR TIC S
NOME: JONEMAR CHRISCHON TIECHER
NOEMI DE ARAÚJO BAUER
NOME: JONEMAR CHRISCHON TIECHER
NOEMI DE ARAÚJO BAUER
PROJETO INTERDISCIPLINAR
1 - Nome do Projeto:
Louro, árvore símbolo de Independência: passado, presente e futuro, contribuindo para a diminuição do aquecimento global.
Escola: Escola Estadual de Educação Básica Amélio Fagundes.
Município: Independência/RS.
Nível de Ensino: Ensino Fundamental.
Série: 4ª e 5ª séries.
Disciplinas Envolvidas: Ciências, Educação Física, Educação Artística, Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia.
Duração do projeto: 2 meses.
Louro
O nome científico do louro é Cordia trichotoma (Vell.) Arrab. ex steud, comumente chamado de louro-pardo, ocorre desde o Ceará até o Rio Grande do Sul, podendo crescer de 20 a 30 metros, madeira dura, de boa durabilidade amplamente empregada na confecção de móveis, revestimentos decorativos, réguas, é importante como árvore ornamental e como todas as plantas absorve CO2 principal causador do efeito estufa e consequentemente do aquecimento global, sendo uma planta pioneira permite a instalação de outras plantas na recomposição de fragmentos florestais.
Tendo em vista que o louro foi escolhido como árvore símbolo do município de Independência por volta dos anos 1985/86 a partir de levantamentos feitos junto a população local.
Vivemos um momento em que as questões ambientais devem perpassar todas as nossas ações, sendo necessária a participação de estudantes, poderes públicos, movimentos sociais para discussões e ações. Precisamos repensar nossas práticas para uma sociedade sustentável e isso exige mudanças. O Louro uma é uma planta que foi abundante no Município e que o seu cultivo, além de contribuir com a diminuição do aquecimento global e a sua beleza natural, poderá ser uma fonte de renda.
5 - Objetivo Geral:
Proporcionar estudos sobre o louro, árvore símbolo do Município, criando momentos de estudos, onde os alunos se envolvam na busca de conhecimentos sobre esta planta.
6 - Objetivos Específicos:
- Estudar o louro através de pesquisas bibliográficas;
- Confeccionar trabalhos manuais com sementes de louro;
- Criar poesias, frases, textos e desenhos sobre o louro;
- Plantar mudas de louro em pontos estratégicos no Município (praça, pórtico, escolas, trevos...);
- Identificar através da colocação de placas de identificação com o nome científico em representantes de louro na Escola;
- Contribuir para a diminuição do aquecimento global.
7 - Conteúdos:
Educação Física: Verificação da pulsação cardíaca durante um minuto, antes e após a distribuição e plantio das mudas de louro.
Ciências: Classificação das partes da planta (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente); Agentes polinizadores; Época de floração; Germinação de sementes; Classificação científica.
Geografia: Distribuição geográfica do louro.
História: Resgate histórico da escolha do louro como árvore símbolo do município;
Língua Portuguesa: Produção de textos (relatos, poesias, narrativas, paródias, frases, slogans...);
Matemática: Cálculo do perímetro, diâmetro e raio do caule do louro adulto; Cálculo da altura do louro nas diversas fases de crescimento;
Educação Artística: Confecção de arranjos com sementes de louro; Confecção de placas de identificação; História em quadrinhos; Criação de um logotipo.
8 - Recursos Materiais:
Mudas de louro; Placas para identificação do nome científico; Folhas de ofício; Fita métrica; Ripa; Computador; Mapas; Materiais bibliográficos; Sementes delouro; Pote com terra; Máquina fotográfica; Filmadora; Cronômetro ou relógio; Lápis, caneta, tinta...; Calculadora; Papel pardo.
Educação Física: Verificação da pulsação cardíaca durante um minuto, antes e após a distribuição, plantio das mudas de louro e colocação de placas com identificação.
Duração: 4 horas/aula.
Procedimento: Reunidos os alunos será verificada a pulsação cardíaca em repouso. Após serão distribuídas mudas de louro para a população do município, plantio em locais estratégicos e colocação de placas com o nome científico. Na volta à escola será verificada novamente a pulsação cardíaca, para se fazer comparação e construção de gráficos.
Recursos: Professor, alunos, cronômetro ou relógio, mudas de louro, lápis, papel, computador (Excel) e placas.
Ciências: Classificação das partes da planta (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente); Agentes polinizadores; Época de floração; Germinação de sementes; Classificação científica e identificação de representantes de louro no município.
Duração: 8 horas/aula.
Procedimento: Será feita a classificação das partes do louro (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente). Após pesquisa bibliográfica, será feita a observação dos agentes polinizadores do louro; Observação da floração do louro, identificando a época em nossa região; Observação da germinação de sementes de louro e classificação científica do louro.
Recursos: Sementes de louro; Livros de Sistemática; Representantes de louro; Potes, terra,...; computador (internet).
Geografia: Distribuição geográfica do louro.
Duração: 2 horas/aula.
Procedimento: Pesquisa na internet sobre a distribuição geográfica do louro; Localização no mapa do Brasil da distribuição do louro.
Recursos: Computador (internet); mapa do Brasil.
História: Resgate histórico da escolha do louro como árvore símbolo do município.
Duração: 6 horas/aula.
Procedimento: Através de um roteiro, entrevistar pessoas que estiveram envolvidas na escolha da árvore símbolo e após organizar um documentário no PowerPoint.
Recursos: População local, máquina fotográfica, filmadora e computador.
Lingua Portuguesa: Produção de textos (relatos, poesias, narrativas, paródias, frases, slogans...).
Duração: 4 horas/aula.
Procedimento: As produções serão feitas a partir das entrevistas, das pesquisas bibliográficas e das observações.
Recursos: Folhas de ofício, caderno, lápis, caneta, Internet e livros.
Matemática: Cálculo do perímetro, diâmetro e raio do caule do louro adulto, cálculo da cubagem da madeira, cálculo da altura do louro nas diversas fases de crescimento.
Duração: 4 horas/aula.
Procedimento: Usando fita métrica medir o perímetro do caule. Após medir o diâmetro, confeccionar um círculo em papel pardo e após calcular o diâmetro, o raio e a área do círculo; cálculo da cubagem da madeira. Para calcular altura da árvore será medida a sombra da mesma e será comparado com a altura de uma ripa com sua sombra (proporção).
Recursos: Fita métrica, exemplar de louro adulto, papel pardo, ripa, sombra, lápis, papel, calculadora e pincel atômico.
Educação Artística: Confecção de arranjos com sementes de louro, história em quadrinhos, criação de um logotipo e confecção das placas.
Duração: 6 horas/aula.
Procedimento: Serão confeccionados arranjos, com sementes de louro usando latinhas descartadas. Após as atividades desenvolvidas nas outras disciplinas os alunos criarão histórias em quadrinho sobre a importância do louro para Independência; criação e confecção de um logotipo sobre o louro; pintura de placas com o nome científico.
Recursos: Latinhas de alumínio descartadas, tinta, pincel, areia, palitos de churrasquinho, folhas de ofício e placas.
10 – Avaliação:
A avaliação será feita a critério de cada professor, através das produções feitas pelos alunos, interação e participação nas atividades desenvolvidas.
11 – Bibliografia:
BACKES, Albano & NARDINO, Mariluza. Árvores, arbustos e algumas lianas nativas no Rio Grande do Sul. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 1998.
WEBER, Luciano S. et al Crescimento do louro-pardo, Cordia trichotoma (Vell.) Arrae Steud., na Depressão Central do estado do Rio Grande do Sul- Ciência Florestal, UFSM, Santa Maria, dezembro 2002.
www.cnpf.embrapa.br/publica/boletim/boletarqv/.../carvalho.pdf
Este projeto é uma sugestão para trabalhar com os alunos de todas as escolas do muncípio de Independência, para que conhecam um pouca da árvore símbolo do nosso Município.
ResponderExcluirNoemí