segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Adesão ao Projeto "Plante uma árvore cantando"

   Houve grande adesão das escolas do município de Independência ao projeto "Plante uma árvore cantando" com Mano, Mateus e Karine Eichel. Realizado no dia 09 de maio de 2010, enfatizando o dia do meio ambiente "5 de junho". Projeto este em parceria com as escolas estaduais, municipais, APAE, secretaria da agricultura, saúde e educação.
   No dia 09 de junho de 2010 foi realizado o Projeto "Plante uma árvore" na Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas.

   No dia 11 de junho de 2010, a Escola Municipal Primeiro de Maio de Lajeado Silva, recebeu a visita de Mano, Mateus e Karine Eichel, onde explicaram para os professores e alunos sobre o Projeto "Plante uma árvore" e a importância da preservação do meio ambiente.

   A Escola Municipal São Roque de Rincão dos Medeiros também recebeu a visita dos cantores Mano, Mateus e Karine Eichel, que ressaltaram a importância da preservação do meio ambiente, de como todos devemos colaborar para cuidar do mundo em que vivemos.

   Mano, Mateus e Karine Eichel também visitaram a Escola Estadual Duque de Caxias de São Miguel, falaram aos alunos e professores da importância da preservação do meio ambiente, cantaram músicas temáticas, e conversaram sobre o projeto "Plante uma árvore".

   No dia 09 de junho de 2010, a Escola de Educação Especial Sonho Meu recebeu a visita de Mano, Mateus e Karine Eichel, que cantaram músicas temáticas e ressaltaram a importância do plantio de árvores para preservar o meio ambiente.
   Os alunos da Escola de Educação Infantil Lar da Criança também participaram de um momento especial, onde foi abordado a preservação do ambiente e o plantio de mudas de louro.

   No PSF 2 também foi feito o plantio de mudas da árvore símbolo do nosso município o "Louro". Onde Mano, Mateus e Karine Eichel também participaram deste momento.
   A culminância dos trabalhos do dia foi a noite no salão evangélico da Comunidade São Thomé, onde foi assistido um documentário dos trabalhos feitos e um show  beneficiente com os artistas Mano, Mateus e Karine Eichel, com interpretações de músicas sobre o meio ambiente.


   A Proposta trouxe como objetivo principal a preservação e o cuidado com o meio ambiente. Com o plantio das mudas da árvore símbolo do município de Independência, o Louro.

A Lei que Institui o Louro como a árvore símbolo do Município de Independência.

         Lei Nº 2169/2010 de 22 de Junho de 2010.

Institui o Louro (Cordia Auriculata) como a árvore símbolo do Município de Independência.

         Art. 1º Fica instituido como árvore símbolo do Município de Independência Louro "Cordia Auriculata".
         Art. 2º A presente Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Solenidade de abertura oficializando o louro como árvore símbolo


            No dia em que o louro foi oficializado como sendo   a árvore simbolo do município de Independência, foi realizado o plantio de várias mudas em diversos pontos estratégicos. O evento iniciou com a solenidade de abertura na praça municpal João Saffi, onde contou com a presença dos secretários municipais, prefeito, vice-prefeito, representante da EMATER e com a caravana da dupla Mano e Mateus e da cantora Karine Eichel.

sábado, 19 de junho de 2010

UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

ESPECIALIZAÇÃO EAD: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADAS NA EDUCAÇÃO

PÓLO TRÊS DE MAIO

EDUCAÇÃO ASSISTIDA POR TIC S

NOME: JONEMAR CHRISCHON TIECHER 
    NOEMI DE ARAÚJO BAUER

PROJETO INTERDISCIPLINAR

1 - Nome do Projeto:
Louro, árvore símbolo de Independência: passado, presente e futuro, contribuindo para a diminuição do aquecimento global.

2 - Dados de Identificação:
Escola: Escola Estadual de Educação Básica Amélio Fagundes.
Município: Independência/RS.
Nível de Ensino: Ensino Fundamental.
Série: 4ª e 5ª séries.
Disciplinas Envolvidas: Ciências, Educação Física, Educação Artística, Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia.
Duração do projeto: 2 meses.

3 – Introdução:
Louro

O nome científico do louro é Cordia trichotoma (Vell.) Arrab. ex steud, comumente chamado de louro-pardo, ocorre desde o Ceará até o Rio Grande do Sul, podendo crescer de 20 a 30 metros, madeira dura, de boa durabilidade amplamente empregada na confecção de móveis, revestimentos decorativos, réguas, é importante como árvore ornamental e como todas as plantas absorve CO2 principal causador do efeito estufa e consequentemente do aquecimento global, sendo uma planta pioneira permite a instalação de outras plantas na recomposição de fragmentos florestais.

4 – Justificativa:
Tendo em vista que o louro foi escolhido como árvore símbolo do município de Independência por volta dos anos 1985/86 a partir de levantamentos feitos junto a população local.
Vivemos um momento em que as questões ambientais devem perpassar todas as nossas ações, sendo necessária a participação de estudantes, poderes públicos, movimentos sociais para discussões e ações. Precisamos repensar nossas práticas para uma sociedade sustentável e isso exige mudanças. O Louro uma é uma planta que foi abundante no Município e que o seu cultivo, além de contribuir com a diminuição do aquecimento global e a sua beleza natural, poderá ser uma fonte de renda.

5 - Objetivo Geral:
Proporcionar estudos sobre o louro, árvore símbolo do Município, criando momentos de estudos, onde os alunos se envolvam na busca de conhecimentos sobre esta planta.

6 - Objetivos Específicos:
- Estudar o louro através de pesquisas bibliográficas;
- Confeccionar trabalhos manuais com sementes de louro;
- Criar poesias, frases, textos e desenhos sobre o louro;
- Plantar mudas de louro em pontos estratégicos no Município (praça, pórtico, escolas, trevos...);
- Identificar através da colocação de placas de identificação com o nome científico em representantes de louro na Escola;
- Contribuir para a diminuição do aquecimento global.

7 - Conteúdos:
Educação Física: Verificação da pulsação cardíaca durante um minuto, antes e após a distribuição e plantio das mudas de louro.
Ciências: Classificação das partes da planta (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente); Agentes polinizadores; Época de floração; Germinação de sementes; Classificação científica.
Geografia: Distribuição geográfica do louro.
História: Resgate histórico da escolha do louro como árvore símbolo do município;
Língua Portuguesa: Produção de textos (relatos, poesias, narrativas, paródias, frases, slogans...);
Matemática: Cálculo do perímetro, diâmetro e raio do caule do louro adulto; Cálculo da altura do louro nas diversas fases de crescimento;
Educação Artística: Confecção de arranjos com sementes de louro; Confecção de placas de identificação; História em quadrinhos; Criação de um logotipo.

8 - Recursos Materiais:
Mudas de louro;  Placas para identificação do nome científico;  Folhas de ofício; Fita métrica; Ripa; Computador; Mapas; Materiais bibliográficos;  Sementes delouro; Pote com terra; Máquina fotográfica; Filmadora; Cronômetro ou relógio; Lápis, caneta, tinta...; Calculadora; Papel pardo.

9 – Desenvolvimento:
Educação Física: Verificação da pulsação cardíaca durante um minuto, antes e após a distribuição, plantio das mudas de louro e colocação de placas com identificação.
Duração: 4 horas/aula.
Procedimento: Reunidos os alunos será verificada a pulsação cardíaca em repouso. Após serão distribuídas mudas de louro para a população do município, plantio em locais estratégicos e colocação de placas com o nome científico. Na volta à escola será verificada novamente a pulsação cardíaca, para se fazer comparação e construção de gráficos.
Recursos: Professor, alunos, cronômetro ou relógio, mudas de louro, lápis, papel, computador (Excel) e placas.
Ciências: Classificação das partes da planta (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente); Agentes polinizadores; Época de floração; Germinação de sementes; Classificação científica e identificação de representantes de louro no município.
Duração: 8 horas/aula.
Procedimento: Será feita a classificação das partes do louro (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente). Após pesquisa bibliográfica, será feita a observação dos agentes polinizadores do louro; Observação da floração do louro, identificando a época em nossa região; Observação da germinação de sementes de louro e classificação científica do louro.
Recursos: Sementes de louro; Livros de Sistemática; Representantes de louro; Potes, terra,...; computador (internet).
Geografia: Distribuição geográfica do louro.
Duração: 2 horas/aula.
Procedimento: Pesquisa na internet sobre a distribuição geográfica do louro; Localização no mapa do Brasil da distribuição do louro.
Recursos: Computador (internet); mapa do Brasil.
História: Resgate histórico da escolha do louro como árvore símbolo do município.
Duração: 6 horas/aula.
Procedimento: Através de um roteiro, entrevistar pessoas que estiveram envolvidas na escolha da árvore símbolo e após organizar um documentário no PowerPoint.
Recursos: População local, máquina fotográfica, filmadora e computador.
Lingua Portuguesa: Produção de textos (relatos, poesias, narrativas, paródias, frases, slogans...).
Duração: 4 horas/aula.
Procedimento: As produções serão feitas a partir das entrevistas, das pesquisas bibliográficas e das observações.
Recursos: Folhas de ofício, caderno, lápis, caneta, Internet e livros.
Matemática: Cálculo do perímetro, diâmetro e raio do caule do louro adulto, cálculo da cubagem da madeira, cálculo da altura do louro nas diversas fases de crescimento.
Duração: 4 horas/aula.
Procedimento: Usando fita métrica medir o perímetro do caule. Após medir o diâmetro, confeccionar um círculo em papel pardo e após calcular o diâmetro, o raio e a área do círculo; cálculo da cubagem da madeira. Para calcular altura da árvore será medida a sombra da mesma e será comparado com a altura de uma ripa com sua sombra (proporção).
Recursos: Fita métrica, exemplar de louro adulto, papel pardo, ripa, sombra, lápis, papel, calculadora e pincel atômico.
Educação Artística: Confecção de arranjos com sementes de louro, história em quadrinhos, criação de um logotipo e confecção das placas.
Duração: 6 horas/aula.
Procedimento: Serão confeccionados arranjos, com sementes de louro usando latinhas descartadas. Após as atividades desenvolvidas nas outras disciplinas os alunos criarão histórias em quadrinho sobre a importância do louro para Independência; criação e confecção de um logotipo sobre o louro; pintura de placas com o nome científico.
Recursos: Latinhas de alumínio descartadas, tinta, pincel, areia, palitos de churrasquinho, folhas de ofício e placas.

10 – Avaliação:
A avaliação será feita a critério de cada professor, através das produções feitas pelos alunos, interação e participação nas atividades desenvolvidas.

11 – Bibliografia:
BACKES, Albano & NARDINO, Mariluza. Árvores, arbustos e algumas lianas nativas no Rio Grande do Sul. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 1998.
WEBER, Luciano S. et al Crescimento do louro-pardo, Cordia trichotoma (Vell.) Arrae Steud., na Depressão Central do estado do Rio Grande do Sul- Ciência Florestal, UFSM, Santa Maria, dezembro 2002.
www.cnpf.embrapa.br/publica/boletim/boletarqv/.../carvalho.pdf .